top of page

Sobre nós

Como começou o G.Z.C.

     Em 1992, trabalhávamos no projeto de extensão da faculdade de Educação Física e Desportos da UFJF, escolinha de Capoeira como bolsista. Era um projeto de capoeira onde havia grande demanda de praticantes por ser gratuito e ser na universidade, onde se reuniam crianças e adultos da comunidade em torno, universitários, pessoas da terceira idade, deficientes físicos, professores e outros.

     Com o passar do tempo muitos participantes após sua iniciação na capoeira iam abandonado a escolinha, por sentirem a necessidade de aprofundarem mais em seu aprendizado já que a escolinha na tinha o caráter de formar capoeiristas e sim uma iniciação básica, principalmente porque na faculdade a capoeira não era disciplina curricular.

Após esse fato reunimos com alguns praticantes mais interessados e juntos fundamos o GRUPO ZABELÊ CAPOEIRA, nome surgiu de um consenso dos participantes, sendo que ZABELÊ é uma ave do norte pais em extinção, suas cores em tom escuro e seu tamanho mais ou menos semelhante ao de uma galinha, quando se sentia ameaça por outra de sua espécie lutava com os movimentos parecidos com os movimentos da capoeira.

      No dia 31 de julho de 1993, foi oficializado a fundação do GRUPO ZABELÊ CAPOEIRA, sendo realizado também o seu 1º Batizado com a presença de diversos convidados. Funcionando provisoriamente nas dependência do FAEFID, o grupo foi crescendo e se estruturando, procurando ensinar e aprender as tradições e rituais da Capoeira Angola e Regional, através de aulas , cursos, seminários, encontros, batizados, intercâmbios, congressos, viagens em diversos lugares do pais. Procurando sempre ir na fonte para melhorar os conhecimentos.

      Em 1993, passamos a divulgar e ensinar a capoeira para pessoas portadoras de deficiências na APAE/JF (Voluntario 1993/1998), para pessoas da terceira idade, para crianças nas escolas: Dom Orione (Voluntario), Escola Ativa, Casinha do Garfield, Stella Matutina, Sementinha do Saber, Laranjinha, Passos Infantis, Lápis de Cor, Viana Junior e atualmente na Escola Estadual Maria das Dores com crianças especiais (voluntario). Escola Pica Pau Amarelo, Castelo das Letrinhas, Machado Sobrinho, Passos do Saber, Trenzinho Mágico, Brincando de Aprender, Pastoral dos Surdos e em academias de Ginastica. Formamos também uma orquestra de Berimbaus e uma oficina de instrumentos. Pesquisamos através de bolsa de iniciação cientifica – UFJF, O desempenho físico do praticante de capoeira.

      O Grupo Foi crescendo ate que saímos para um lugar que fosse nossos onde pudéssemos viver capoeira “24 horas por dia”. Hoje instituímos nossa graduação que é a da ABPC  - Associação do Professores de Capoeira. Nosso uniforme possui o símbolo que identifica o Zabelê, nosso cumprimento tem como lema: União, Garra, Força e Educação  e a nossa filosofia é: “Educar Através da Capoeira” Possuímos um pequeno acervo onde procuramos reunir todo o material que existe de capoeira como: filmes, fotografias, artigos, jornais, revistas, livros discos, fitas, CDs e etc. Publicamos os livros: “Coletânea Musical de Capoeira”, ”Capoeira em Artigos e Noticias Vol.: I; II e Vol.: III” , “Anais da VIII Reunião Nacional da ABPC”, “Monografia Sobre os Efeitos da pratica da Capoeira”, “Capoeira e Pesquisa”, “Caderno de Capoeira”, e atualmente através da Lei de Incentivo a Cultura – FUNALFA/PJF, publicamos “Coleção Zabelê” que são cinco livros com os temas mais importantes da capoeira, todos de nossa autoria. Lançamos um software, programa gestor administrativo de academias de capoeira e Pôster Ilustrativo sobre alongamento na capoeira.

      Realizamos também vários eventos tanto de âmbito regional como nacional, tais como: Encontro Nacional de Capoeira de juiz de Fora em 1994 com o apoio da FAEFID/UFJF e MEC, encontro Nacional de Capoeira de Juiz de Fora em 1998 que serviu também como 8º Reunião Anual da ABPC – Associação Brasileira do Professores de Capoeira, I Campeonato em Conjunto de Capoeira de Juiz de Fora em 1997, II Festival de Capoeira de Juiz de Fora em 2000, III Festival Cultural de Capoeira de Juiz de Fora 2002, I Festival de Capoeira Infantil de JF em 2000, várias competições internas, batizados e troca de cordas envolvendo todos os alunos. Participamos de Várias competições a nível municipal, regional e nacional, como atletas e algumas vezes fazendo parte também da arbitragem, pois, temos vários árbitros credenciados.

      O Objetivo maior nosso a união entre os integrantes do grupo e capoeiristas, poque só assim poderemos alcançar o que desejamos que é a divulgação e o crescimento dessa Arte Brasileira.

 

Fonte: Anais da 1ª Formatura do Grupo Zabelê Capoeira de 07 de Julho de 2002

bottom of page